Reunidos na Bahia, publicitários brasileiros discutem futuro da propaganda

Com o tema O futuro da propaganda, 110 publicitários baianos e de diversas partes do país estão participando até o próximo domingo, dia 18, do Enapro 2012 - II Encontro das Agências de Propaganda acontecerá de 15 a 18 de novembro, no Hotel Via dos Corais em Praia do Forte-BA.  O evento que acontece a cada dois anos é realizado pelo Sinapro-Bahia em parceria com Federação Nacional das Agências de Propaganda – Fenapro, e visa principalmente aproximar fornecedores, agências e veículos por meio de palestras e debates sobre o atual mercado publicitário.

Em paralelo ao Enapro, foi realizada o Encontro Nacional da Fenapro reunindo dirigentes dos Sinapros de todo Brasil que fizeram um balanço de 2012 e traçaram perpectivas para 2013. De uma maneira geral, houve um crescimento do numero de agencias filiadas resultante da atuação de cada entidade em seus estados que vêm desenvolvendo campanhas visando não apenas estimular novas filiações, como também divulgar a publicidade como atividade necessária e importante para o desenvolvimento da economia.

Segundo Ricardo Nabhan, presidente da FENAPRO – Federação Nacional das Agências de Propaganda, a troca de experiências entre os dirigentes é fundamental para ver os avanços que estão acontecendo nos mercados regionais, principalmente o trabalho que os SINAPROS estão implementando.

Os publicitários discutiram a necessidade de mostrar que a atividade é essencial para a economia e que o setor movimenta toda uma cadeia produtiva, mexendo também com a economia criativa.  De acordo com a avaliação dos dirigentes publicitários, o total de investimentos em publicidade nos meios de comunicação do Brasil cresceu em torno de 10,% em relação ao mesmo período do ano passado e a perspectiva de crescimento para 2013 é em torno de 12%, em média, e que em algumas praças como o Mato Grosso a perspectiva é de chegar a 20 %, segundo o presidente do SINAPRO-MT.


Posse e palestras


A primeira noite do Enapro foi marcada pela posse de Laura Passos, nova presidente do Sinapro Bahia, anfitrião do encontro, e também pela homenagem ao Humebrto  Mendes vice presidente da Fenapro e ao Jornal A Tarde que completou 100 anos de existência em 2012. Hoje o II Enapro prossegue com palestras de Luiz Fernando Garcia, diretor da ESPM/SP, de Hugo Rodrigues, COO da Publicis, João Ciaco, presidente da ABA (Associação Brasileira de Anunciantes) e Agnelo Pacheco, da agência Agnelo Comunicação. Amanhã o encontro prossegue com a palestra de Camila Costa da Agência F.BIZ sobre novas oportunidades para agências de propaganda.